O que são cidades inteligentes ? (Smart Cities)
Cidades inteligentes, também chamadas de Smart Cities, são aquelas que usam a tecnologia de modo estratégico para melhorar a infraestrutura, otimizar a mobilidade urbana, criar soluções sustentáveis e outras melhorias necessárias para a qualidade de vida dos moradores.
Apesar de ser uma estratégia relativamente recente, o conceito de cidades inteligentes já faz parte do planejamento de localidades do mundo todo.
E porque falar sobre smart city é tão importante?
De acordo com o estudo The World Population Prospects: The 2017 Revision, a população mundial chegará a 8,6 bilhões em 2030.
O crescimento populacional exige que as autoridades pensem na estruturação das cidades para oferecer qualidade de vida e evitar problemas sociais e econômicos.
De acordo com o Cities in Motion Index, do IESE Business School na Espanha, 9 variáveis podem indicar o nível de inteligência de uma cidade. São elas:
- Capital humano
- Coesão social
- Economia
- Meio ambiente
- Governança
- Planejamento urbano
- Alcance internacional
- Tecnologia
- Mobilidade e transporte
Mas como as cidades inteligentes são criadas? Existem duas formas: a primeira é investir em cidades planejadas e incluir em seu planejamento prévio tecnologias e ações sustentáveis.
A segunda é reavaliar os processos das cidades já existentes e identificar as melhorias que podem ser realizadas de acordo com as necessidades dos moradores e do local.
Comentários (0)
Comentários do Facebook